O Autoconhecimento é a compreensão que temos de nós mesmos, e é extremamente fundamental para o desenvolvimento pessoal e o bem-estar emocional.
Além disso refere-se à capacidade de uma pessoa entender melhor sobre seus próprios pensamentos, emoções, comportamentos, valores e limites.
O que é autoconhecimento?
Nos dias atuais, muito se fala sobre o autoconhecimento, mas você sabe de fato o que é isso?
Atualmente, o encorajamento para buscar autoconhecimento, cresceu muito. As pessoas estão cada vez mais buscando conhecer sobre suas características, suas motivações, entender melhor sobre os motivos de se comportarem de determinadas formas.
É muito importante mencionar que, o psicólogo não vai dizer ao seu paciente o que ele deve ou não fazer da sua vida, ou dar respostas prontas, esse não é o papel da psicoterapia, mas sim, ajudá-lo para que ele mesmo possa compreender as causas do seu sofrimento, e traçar caminhos para melhorar isso.
Importância do autoconhecimento
Todo nós, a partir das experiências e influências que experimentamos ao longo de nossas vidas, adquirimos crenças, que no olhar da terapia cognitivo comportamental, representam o entendimento que uma pessoa tem sobre si mesma, sobre o mundo, o futuro e padrões de comportamentos que moldam a forma como nos vemos, e respondemos ao mundo.
Acontece, é que devido a isso, podem existir alguns pensamentos disfuncionais tão enraizados, que acabam sendo tomados como ”normais” e vistos como ”próprios” da pessoa, que podem gerar prejuízos na sua forma de ver a si mesmo, e os outros.
Diante disso, a pessoa não compreende a raiz do problema, e nem os resultados dele, de forma que vive uma vida toda sem entender o que há de errado.
E o papel do autoconhecimento dentro da terapia é justamente o de investigar e trazer à tona essas crenças adquiridas, pensamentos e comportamentos disfuncionais, de forma que o paciente perceba e desenvolva um repertório mais saudável e funcional para lidar com o problema. Melhorando, assim, a qualidade de vida.
Tratamentos para desenvolver o autoconhecimento
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens da psicologia, que entende que os pensamentos, emoções e comportamentos, estão interligados.
Diante isso, a TCC tem como objetivo o trabalho ativo para identificar e mudar padrões disfuncionais específicos de cada indivíduo.
Como resultado, quando as pessoas aprendem a avaliar seus pensamentos de forma mais realista, e adaptativa, elas experimentam uma diminuição das emoções negativas, e comportamentos que lhe acarretam prejuízos.
E para que haja essa mudança de pensamentos e comportamentos, o terapeuta especialista em TCC irá lançar mão de ferramentas que ajudem o paciente a perceber o que é prejudicial para ele, buscando entender quais são as razões disso acontecer e como mudar a partir de novas perspectivas e ações praticadas no dia a dia.
Desse modo, o autoconhecimento é considerado primordial para que o paciente consiga visualizar o que está errado e crie estratégias para mudar isso.
Ademais, pessoas que se conhecem, sabem melhor sobre suas motivações, e possuem melhor capacidade de tomar decisões alinhadas com seus valores e objetivos pessoais.
Conclusão
O autoconhecimento é essencial para a saúde mental e para a construção de uma vida mais saudável e satisfatória.
A falta de conhecimento de si mesmo pode resultar em problemas emocionais, dificuldades de relacionamento e baixa autoestima.
Se você deseja explorar mais sobre si mesmo e melhorar sua qualidade de vida, considere agendar uma consulta com a psicóloga Yara Alves, que pode guiá-la nesse caminho de autodescoberta e crescimento pessoal.
É sempre importante lembrar que, informações encontradas na internet são apenas de caráter informativo e não substituem a consulta, e nem o tratamento.
Se você se identifica, ou tem alguma dúvida ou preocupação sobre sua saúde, não hesite em buscar um profissional da saúde mental.