Por Psiquê Mais, seu site especializado em psicoterapia online e saúde mental

Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Perder um ente querido, passar pelo término de um relacionamento, ou a perda de um emprego, são alguns exemplos que fazem com que um pessoa sinta tristeza, mas, como identificar, se na verdade essa condição se trata de uma tristeza, ou depressão?

todavia, conhecer essas diferenças contribui para compreender como você está se sentindo, e caso seja necessário, buscar ajuda de um profissional.

O sentimento de tristeza pode ter a duração de algumas horas, ou até mesmo alguns dias, é um sentimento normal, que acomete toda a população, em algum momento de nossas vidas todos vamos vivenciar.

Entretanto, a maioria de nós, mesmo tendo sentimentos de tristeza, conseguimos fazer nossas tarefas diárias, e sua causa se dá através de alguma situação específica, como por exemplo, frustração, perda, ou algo desagradável, além disso, é um sentimento passageiro.

Logo, a depressão se caracteriza por sentimentos frequentes de tristeza, grave ou persistentes que interferem no funcionamento de uma pessoa, assim sendo, não é uma emoção passageira, e acarreta na diminuição dos interesses ou prazer nas atividades do dia a dia, e em virtude disso, impactos na qualidade de vida.

Além disso, a depressão provoca também disfunções cognitivas, psicomotoras e de outros tipos, alguns exemplos, dificuldades de concentração, fadiga, perda do desejo sexual, perda de interesse ou prazer em praticamente todas as atividades que anteriormente eram prazerosas, alterações no sono.

Pessoas com transtorno depressivo frequentemente têm ideações suicidas, podendo em determinados casos até mesmo tentar o suicídio.

O que diferencia a depressão da tristeza também é o tempo de duração, enquanto a tristeza é passageira, a depressão tende a permanecer, e vir acompanhada de outros sintomas, como por exemplo.: ansiedade, ataques de pânico, irritabilidade, isolamento social, sentimentos de culpa, inutilidade, baixa autoestima.

Suas causas ainda não são definidas, mas fatores genéticos, e ambientais podem contribuir. Lembrando que, essas são algumas informações gerais, não possuem fins de diagnóstico, o mesmo, é realizado por um profissional da saúde mental, considerando seus sintomas e história de vida.

Não deixe de buscar ajuda profissional, depressão não é frescura!

Compartilhe
Converse via WhatsApp
Sua Mensagem

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais