1. Terapia não é “apenas desabafar”
Desabafar é importante para a construção do entendimento sobre os conflitos, mas a terapia vai muito além disso, é preciso refletir sobre a fala.
Terapia é uma técnica com embasamento científico que tem por objetivo ajudar o indivíduo a lidar, de forma mais saudável com suas questões.
2. Terapia não é fórmula mágica
Sei que é doloroso e você gostaria de resolver logo, eu também gostaria, porém não é assim que funciona, é necessário paciência e dedicação, já viu resultados sem isso em tudo na vida?
Compreender melhor sobre si, nem sempre é fácil, é difícil encarar algumas verdades profundas, não é simples estar cara a cara consigo mesmo (mas vale a pena).
3. Psicólogo não é médico
Somente psiquiatras são autorizados a prescrever medicamentos. Psicólogo não receita medicamentos.
4. Psicólogo não dá conselhos
Quando aconselhamos alguém, esses conselhos vêm com uma bagagem de nossas crenças e história pessoal.
O papel do psicólogo é auxiliar na compreensão do que existe por trás do sofrimento psíquico, usando o redirecionamento dos conteúdos da fala, história de vida, e outros elementos para que juntos, paciente e psicólogo, possam buscar através de caminhos, uma vida mais saudável.
5. Existem diferentes tipos de psicoterapia
Na psicologia existem diversos tipos de abordagens, dependendo da perspectiva e da metodologia utilizada para trabalhar. Importante procurar saber qual o tipo, e confiabilidade antes de começar às consultas.